historia_techsocial.jpeg

Techsocial

A história

background_techsocial.jpg

É final de 2019! A pandemia nem espreitou para dizer um "oi" e as necessidades das pessoas só aumentam. Bem antes dessa pandemia começar, já existiam necessidades que me perturbavam profundamente. Sou professor universitário há mais de 26 anos, e continuo tendo a sensação de que os alunos que passam pela universidade não estão preparados para o mercado.

 

Na realidade, isso já deixou de ser uma sensação para se tornar um fato!

Essa sensação de "ESTAR PERDIDO" não está presente somente nos meus alunos, mas também nos recém-formados das mais variadas profissões. Depois de quase dois anos trabalhando junto a incubadoras de empreendedorismo inovador, notei que essa sensação também está presente em vários dos empreendedores com quem trabalhei.

 

Além disso, nos meus contatos com o mercado, me deparei com vários profissionais com anos de experiência se sentindo na mesma situação. Para esses, no encalço do "estar perdido", vem também a sensação de não PERTENCIMENTO e de ter perdido TEMPO, tempo que, pela idade, a cada dia se torna mais escasso.

 

Olhando para a minha experiência pessoal e alinhando com o que estudei ao longo desses anos todos, cheguei à conclusão de que essa sensação existe pela falta (pelo GAP) em definir com CLAREZA o que se quer realmente da vida.

Essa clareza passa pela atividade de responder perguntas como:

  • Quais são os meus objetivos?

  • Qual o meu planejamento para alcançá-los?

  • Como eu vou executar essa TRANSFORMAÇÃO?

  • Quais são as minhas métricas para gerenciar essa evolução (ou involução...)?

  • Quem são as PESSOAS que me acompanharão? Quais as que serão IMPACTADAS?

Na grande maioria de minhas conversas, principalmente entre os mais novos, não há nada, apenas respostas vazias. Inclusive, alguns me olham com certo assombro, e se saem com algo parecido com: "PARA QUE EU PRECISARIA DE TUDO ISSO?".

​Bem, depois de trabalhar em multinacionais, ter sido empresário da indústria e do comércio, fui para a academia. Nela, cumpri todos os estágios de desenvolvimento acadêmico até o Pós-doutorado. Agora, me aproximando da aposentadoria, resolvi transformar essas inquietações na minha MISSÃO:

 

Decidi usar a minha experiência de mais de 30 ANOS para fazer a diferença para aquelas pessoas que estejam se sentindo perdidas, sem pertencer a lugar ou grupo algum, insatisfeitos com a suas atividades profissionais e/ou pessoais e preocupadas com tempo, agora escasso. Fazer a diferença para essas pessoas significa mostrar que TUDO pode mudar, desde que, o desejo de mudança individual seja REAL.

Com isso, veio a ideia de criar o TechSocial em 29 de novembro de 2019! Nasceu inicialmente como um canal do Telegram para mostrar aos meus alunos que, nas mudanças que nos acompanham nos dias de hoje, vários PARADIGMAS estão sendo quebrados ou estão em vias de... Paradigmas como o emprego da forma que o conhecemos, o entendimento do que é ser idoso, a definição de aposentadoria, contato social e tantos outros...

Essas mudanças, cada vez mais rápidas, trazem consigo a necessidade de adaptações cada vez mais profundas em nosso modo de viver. Profundas ao ponto de sentirmos que precisamos adquirir, rapidamente, novas habilidades para sobreviver aos próximos três quartos do século XXI! 

Por sinal, o único elemento constante hoje, e no futuro, é a tal da MUDANÇA! E mudar, significa a necessidade de adaptação, flexibilidade, resiliência e, até mesmo, antifragilidade. 

Uma coisa comum a todas essas mudanças, cada vez mais constantes, necessárias à nossa sobrevivência, seja como pessoa, seja como profissional, é o fato de englobarem processos de CAPACITAÇÃO CONTINUADA.

A partir da discussão e do entendimento das necessidades descobertas, o TechSocial busca a criação de Serviços e Produtos que possam, de fato, TRANSFORMAR seus usuários em indivíduos capazes de lidar com todas as nuances desse novo século.

O que a TechSocial pode fazer por você...

infográfico.png

Estou caminhando a passos largos para 34 anos de formado, a serem comemorados no final de junho de 2021... 

Já é um tempo razoável de estrada e com uma pluralidade de experiências em diferentes lugares e atividades, inclusive fora do país. É essa pluralidade que me dá as credenciais para poder conversar com VOCÊ e repassar o meu conhecimento tendo a certeza da utilidade do mesmo.

Seguindo minha Timeline, você pode ver que entrei no mestrado logo que terminei a minha graduação. Saí da UFRN, onde me cursei Engenharia Elétrica e parti para a UNICAMP onde fiquei 3 anos. Na UNICAMP, no departamento de Eletrônica e Automação Industrial, tive contato com vários projetos no CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e na Villares Metal, pois a ideia desenvolvida na minha dissertação em Inteligência Artificial tinha o viés de produto.

Saindo do Mestrado fui contratado pela IBM e lá trabalhei por 4 anos, 3 deles na área industrial que atendia as IBMs Europa e EUA, e 1 ano no grupo de marketing para Computação de Alto Desempenho, atendendo o mercado de finanças, automotivo e aeronáutico. Nesses anos o aprendizado e as experiências "overseas" foram incríveis.

A família e o nascimento do primeiro filho me fizeram voltar para o Nordeste e aceitei o convite para ser professor visitante da Universidade do Estado do RN (UERN) e desenvolver o plano de informatização da Universidade. Logo que um concurso se tornou disponível consegui o ingresso na como professor e estou conectado a ela até os dias atuais.

Ao longo do caminho acadêmico, resolvi diminuir minha carga horária institucional e me aventurar no empreendedorismo. Nessa empreitada nasceram uma indústria de móveis e uma empresa de desenvolvimento de sistemas e manutenção de redes e computadores.

 

Nesses anos empreendendo é impressionante o aprendizado que tive em relação ao mundo real. Muito trabalho e responsabilidade absurda quando você se vê como a fonte dos vencimentos das quais várias famílias dependem. Não é à toa que empreender causa insônia rsrs.

 

Como os clientes são pessoas e seus colaboradores são pessoas, todo o negócio se relaciona a PESSOAS. Aprender a lidar com pessoas foi na marra...

 

Numa nova virada de vida, me vi mudando de cidade e partindo para uma nova empreitada. Alem da UERN, comecei a trabalhar na multinacional TIM como engenheiro de sistemas. Foram mais 6 anos nos quais eu era CLT na empresa e 20h na Universidade, que inaugurava seu novo Campus em Natal.

 

Na TIM, as minhas atividades me levaram a trabalhar com sistemas de comunicação celular e sistemas em nuvem o que me introduziu num mundo completamente alinhado com o que vivenciamos hoje. Mais um período de muito aprendizado e experiência com o pessoal daqui do Brasil e da Itália.

Mas, mercado e idade não se batem muito. Ainda hoje, a juventude é a preferida na área da tecnologia, então, uma vez passada barreira dos 40 anos, voltei a me concentrar na academia onde, normalmente, a idade é um ponto a favor.

No novo contexto, me dediquei a executar os estágios acadêmicos que me faltavam. Fiz o doutorado na UFRN e o estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro (UA) - Portugal.

No pós-doc, tive a oportunidade de trabalhar no Instituto de Eletrônica e Engenharia Informática da UA em parceria com a Microsoft, no âmbito do Programa Europeu de Ambientes de Vida Assistida. Esse programa visa desenvolver ambientes conectados para dar assistência automática na vida de pessoas idosas. Um período de grande aquisição de conhecimento.

Na parte final do doutorado e no estágio pós-doutoral, teve inicio meu envolvimento com o mundo das startups de tecnologia. Foram várias, tanto na área de hardware como na área de software, tanto como sócio, como consultor e como a pessoa tentando trazer a ideia do papel, para a realidade.

E aqui chego eu, hoje, no TechSocial, oferecendo o serviço 30 em 1: uma Mentoria que resume 30 ANOS de experiência em apenas 1. Um ATALHO para a construção da sua Startup YOU, um auto-empreendimento autosustentável, lucrativo e focado nas habilidades e comportamentos do Século XXI.

Quem sou eu, Alberto Signoretti?

Segue a minha Timeline para ficar mais visual e fácil de entender o que andei fazendo da minha vida...

background_techsocial.jpg

Sejá notificado dos lançamentos das novas ConversasTECH! E também das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Preto Ícone RSS

Obrigado!