As pessoas certas. Você é uma delas?


Highlight da semana de 19/01/2021 a 25 de janeiro de 2022.


TEMA da semana:


As pessoas certas. Você é uma delas?


Lendo (na verdade ouvindo...) o livro do Jim Collins, How the Might Fall, ele enfatiza novamente um mantra que está presente em vários livros dele: "o sucesso precisa das pessoas certas, nos lugares certos!". Ao caracterizar quem são as "pessoas certas", ele lança mão de seis características que listo a seguir.


As pessoas certas...

  1. Possuem VALORES pessoais alinhados com os VALORES da cultura da organização;

  2. Não precisam ser gerenciadas de perto. Elas são determinadas, produtivas, automotivadas, autorresponsáveis, autogerenciáveis, ...;

  3. Elas NÃO acham que têm um trabalho, elas acham que possuem RESPONSABILIDADES, as quais, assumem perante todos;

  4. Elas se COMPROMETEM de forma clara e objetiva com que vão entregar;

  5. Elas são APAIXONADAS pela organização, seu trabalho e com o propósito organizacional;

  6. Elas são MADURAS e Construtivamente ALTRUISTAS. No sucesso, creditam todos os participantes, na falha, assumem a responsabilidade sem reclamar da situação ou de pessoas, e, principalmente, não criam justificativas.

Essas características definem as pessoas certas para o trabalho nas organizações do século 21 que adotam a configuração de um ecossistema orgânico, ou seja, agem como um grupo de células que formam um ser vivente. Nesse contexto, que aqui no TechSocial chamamos de organizações autoajustáveis, as pessoas precisam atuar como se fossem startups individuais, ou melhor, Startups YOU. No ecossistema orgânico, cada célula é uma organização completa...


Para que as pessoas possam agir (e isso é mais do que só trabalhar, é viver!!) como se fossem startups, precisam construir uma Cultura Pessoal que abrace as 6 características acima e achar uma organização que tire proveito disso, ou, talvez, construir o próprio local de trabalho.


Lembro de uma época em que o trend era virar a pirâmide organizacional de cabeça para baixo, a tal da "Pirâmide Invertida". O objetivo era dizer que o foco da organização estaria centrado no cliente, já que a base da pirâmide é a que está mais perto dele. Para isso, os "peões", como são conhecidos os colaboradores da base, precisariam ter pelo menos algumas das características listadas acima. Além disso, seria necessário algum "poder" para decisões imediatas, afinal não dá para ser próximo ao cliente e dizer que vai consultar o gerente para saber se a solicitação do cliente, pode ou não ser atendida, não é? Porém, delegar poder é a coisa mais difícil que existe, pois, significa que o gerente teria que "confiar" na decisão do seu colaborador. Sendo assim, a organização deveria aceitar a falha como forma de crescimento, aprendizado e evolução. O que você acha que a trend da Pirâmide Invertida nos trouxe? NADA! Ficou só na conversa...


Naquela época o mundo andava devagar, muito mais devagar do que hoje em dia! Agora, o mundo é BANI, a velocidade é absurda. Nessa condição, não há suporte a níveis de hierarquia que engessam a agilidade e a rapidez da adaptação. Implantar o conceito de ecossistema significa ficar sem uma liderança? NÃO! Muito pelo contrário, pois vai existir uma liderança adequada para cada tipo de situação. O exército americano tem levado muito a sério esse novo conceito de ecossistema na estruturação de suas forças para o combate no século 21. A ideia é usar a experiência dos grupos Seals para todo o resto do corpo de combate. Para isso, investem pesadamente em encontrar as Pessoas Certas.


Veja que o verbo usado foi "encontrar" e não "treinar", pois as características que Jim Collins estabeleceu são AUTOdesenvolvidas, ou seja, você mesmo é o responsável por criá-las e mantê-las. Daí, fica a pergunta que não vai mais calar: VOCÊ é uma "Pessoa Certa"?


Se não é, você precisa se tornar um(a) Startup YOU!


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).


A função do Highlight é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito claras.


#StartupSE e #insPIREse!


Um grande abraço e até a próxima semana...




background_techsocial.jpg

Sejá notificado dos lançamentos das novas ConversasTECH! E também das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Preto Ícone RSS

Obrigado!