Como fazer tráfego pago no Instagram


Usar o tráfego pago no Instagram é uma ótima forma de crescer o seu negócio, e aumentar sua visibilidade.


Fazer tráfego pago, seja no IG, Facebook ou Google, consiste em direcionar o público que está em uma plataforma ou site, para outro site ou plataforma.


É importante saber que, na verdade, o termo fazer tráfego não é correto, o que você realmente vai fazer é direcionar o tráfego, para fazer isso no IG, usamos anúncios (há outras formas de fazer isso, mas vamos esquecê-las nesse post).


Para criar anúncios no IG, você vai precisar de uma conta no Instagram (óbvio rsrs) e uma conta do Facebook.


Sim! Você precisa de uma conta no Facebook para anunciar no IG, aliás, caso você não saiba o IG é do Facebook.


Além disso, você precisa fazer mais dois passos, criar um Gerenciador de negócios, e criar uma conta de anúncios.


Dá pra fazer sem esses passos? Dá! Mas acredite em mim, isso vai render mais trabalho para você no longo prazo.


Vou te dar uns links para facilitar:


Com tudo pronto podemos começar.


Tutorial – Criando anúncios no Instagram.


Para começar, abra sua conta de anúncios, e vá no botão “Criar”.

O Facebook chama os anúncios de campanha, então, daqui para frente, quando eu falar campanha, estou me referindo a o anúncio.


Agora, um ponto importante, antes de definir onde os nossos anúncios irão aparecer (no nosso caso será no Instagram), precisamos escolher um objetivo de campanha.


Não vou me estender sobre os objetivos (isso é assunto para outro post), por agora, vou deixar aqui o link do Facebook, onde você pode ler sobre cada objetivo.


Nesse exemplo vou pegar o objetivo de “Alcance”, para fazer isso basta marcá-lo.


Logo em seguida, surgirá uma opção para que você de um nome a sua campanha.


Com isso pronto é só clicar em “Continuar”.

Antes de continuar, vou explicar como o Facebook divide um anúncio. Você pode ver na imagem acima, 3 seções, que mostram as 3 partes de uma campanha:

  • A campanha: Onde você define orçamento, objetivo e leilão

  • O conjunto de anúncios: Onde você define o posicionamento, público-alvo, cronogramas, otimização e, também, é possível definir o orçamento.

  • O anúncio: Onde você define seu anúncio, ou seja, o que será exibido para os seus clientes ou seguidores, seja, um vídeo ou imagem.

Saber isso é importante para você não se perder na hora da criação.


Depois de clicar em “Continuar”, você será direcionado para a seguinte tela.

Desça a página até em baixo, ative a opção de “Otimização de orçamento de campanha”, e escolha o valor do seu investimento diário, ou seja, quanto você quer investir, por dia, com seus anúncios no IG.


Aqui vou usar R$ 20 por dia, não coloque uma verba muito alta já que você ainda está começando, o mínimo diário exigido pelo Facebook é R$ 6 (equivalente, em reais, a U$ 1).


Quando terminar suas configurações, clique em “Avançar”.


Aqui terminamos a primeira parte da campanha.


Depois, é hora de configurar o seu público-alvo, você pode segmentar seus públicos por:

  • Idade.

  • Gênero.

  • Localização.

  • Interesses.

Há outras formas de segmentar, mas, para não complicar, vou focar só nessas.

Depois de definir seu público-alvo, é hora de escolher o posicionamento, e é aqui onde vamos selecionar o Instagram.


O posicionamento nada mais é que, o lugar onde o seu anúncio irá aparecer, e os locais podem ser vários: Story do IG, Story do Facebook, Feed de notícias, Reels, e muitos outras.


Por padrão o Facebook seleciona o posicionamento automático, vamos escolher o manual e desmarcar todas as opções que não são o Instagram.

Depois de selecionar os posicionamentos é só ir em “avançar”.


Aqui terminamos a segunda parte do anúncio.


Agora, vamos escolher a imagem ou vídeo que será mostrado para os usuários no IG.


A primeira coisa a fazer é verificar se a página e o Instagram selecionados são os certos.

Caso o seu Instagram ou página não estejam selecionados, é só clicar na seta ao lado, e você verá a lista de IGs associados à sua conta (Caso não encontre o seu IG, vá nesse link, e conecte seu IG com o gerenciador de negócios).


Na seção “Configuração de anúncios”, você escolherá o formato, se será um carrossel, imagem ou vídeo único ou coleção.


No meu caso vou escolher “Imagem ou vídeo único”.

Agora, vamos na seção “Criativo do anúncio” e no botão “Adicionar mídia”, ele irá perguntar qual o formato, imagem ou vídeo, escolha o formato do seu anúncio, no meu caso será imagem.

Na janela que abriu, você verá todas as imagens (ou vídeos) que estão no seu gerenciador, caso você queira enviar uma imagem basta ir no botão “+ Carregar”.


Depois de enviar sua imagem, basta clicar sobre ela e ir em “Avançar”.

Nessa próxima tela basta ir em “Concluir.

Sua imagem já está pronta!

Ainda na seção de criativos, você poderá adicionar uma legenda a seu anúncio.


Depois disso, você já pode publicar a sua campanha, basta ir no botão “Publicar”, e seu anúncio estará no ar.


Pontos importantes


Sua campanha não será publicada imediatamente, será necessário esperar que o Facebook análise, e se estiver tudo ok, o anúncio começará a ser exibido.


Você também precisa entender que algumas vezes o Facebook irá negar o seu anúncio, para isso não tem jeito, veja qual problema o FB apontou e faça as modificações recomendadas.

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