top of page

GIT: Uma ferramenta poderosa no nosso mercado de trabalho

Atualizado: 17 de fev. de 2020

O Git é uma ferramenta para desenvolvedores poderosa e muito utilizada no mercado de trabalho para versionamento de projeto. Dominar essa linguagem/ferramenta poderá ter vantagem na hora de achar um emprego. Ela é uma ferramenta de fácil aprendizagem, mas quanto mais cedo você tiver o conhecimento da ferramenta, e onde usá-la, melhor.

Pensando nisso, esse material foi desenvolvido para ajudar a você “sobreviver” no mercado onde todo conhecimento é necessário.

O material se baseia em pequenas dicas que, se praticadas constantemente, levará à formação de um hábito no qual você executará os comandos como se fosse algo automático (Veja o livro O Poder do Hábito de Charles Duhigg).

Antes de iniciar na lista de comandos, vamos aprender a como fazer a instalação em um sistema Windows e no sistema Linux.

A ferramenta Git possui integrações nos principais sites de gerenciamento de projetos: GitHub, GitLab e BitBucket.

Para realizar o download da ferramenta GIT no seu computador, acesse o link

No Windows, irá ser realizado o download de um executável é só seguir o next até realizar a instalação do mesmo.


No Linux, o processo irá para uma página de instalação pelo terminal (Ctrl + Alt+ T) que dependerá da sua distribuição. No caso da distribuição Debian/Ubuntu use os seguintes comandos:

Para usar as primeiras configurações coloque seu nome e e-mail como o sugerido a seguir.

Para colocar o nome use o comando:



Para colocar o seu e-mail:



Pronto! Com isso o sistema GIT está configurado. Agora falta escolher o gerenciador que irá guardar seus projetos. Por experiência pessoal e profissional já utilizei o github e o gitlab, porém, sobre o bitbucket tenho pouco conhecimento,. Para exemplificar, deixo um links logo a seguir que levam a projetos pessoais, a fim de vocês verem o visual e quão intuitiva é cada plataforma:


GitHub (a mais conhecida)


Pessoalmente, no caso do BitBucket, a interface é bastante intuitiva e minimalista. A simplicidade é boa porém porém sempre sinto falta da informação imediata sobre quem fez o último commit na página inicial do projeto.

O GitLab e completo neste ponto e com o menu lateral deixa o site o mais intuitivo para o aprendiz. De ter o visual tão completo quanto o anterior, apresenta a indicação clara do último commit executado no projeto.

Agora que já aprendemos um pouco do GIT e de seus gerenciadores, que tal conhecermos alguns principais comandos para usar na hora que começar a usar a ferramenta...

Os comandos a seguir precisam ser usados no terminal (Linux e MacOS) e no CMD (prompt de comando) ou PowerShell no Windows, ou no próprio terminal do GIT (git bash) também:



Esses são alguns dos comandos mais usados do GIT. Caso você sinta dificuldade para usar a linha de comando, existem várias interfaces gráficas para utilizar a ferramenta GIT. Logo a seguir cito algumas.




Fontes:




 



66 visualizações
background_techsocial.jpg

Seja notificado das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
  • YouTube

Obrigado!

bottom of page