top of page

Hi-TECH - 01/09 a 07/09/2021


Highlight da semana de 01/09 a 07 de setembro de 2021.


TEMA da semana:


Criptomoedas e o crescimento dos golpes financeiros.


Semana passada dei uma parada no Hi-Tech para refletir, se o que eu estava fazendo agregava valor na proporção do trabalho que eu tinha para fazer. Para um engenheiro com TOC, a eficiência é sempre um tópico permanente entre as minhas sinapses. Ou seja, me questiono sobre isso o tempo inteiro. Resultado? Resolvi mudar (pivotar na linguagem empreendedora...) e testar um novo formato.


Manter a Coerência associada à Consistência e a Persistência é lema do TechSocial, o tal de CCP! Por tanto, vou colocar um pouco mais dos meus 34 anos de experiência a serviço de quem achar interessante ouvir e comentar.


Nessas duas semanas estou vendo uma série de reportagens falando em golpes usando as criptomoedas. Sejam golpes de simples falsários enganando indivíduos, a pirâmides financeiras que prometem ganhos absurdos e enganam milhares. Olhando para as reportagens, vemos a reedição do famoso golpe do bilhete de loteria premiado, exatamente o mesmo aplicado na época das nossas tataravós, quiçá muito antes disso. Ou seja, nada muda, a não ser o fato de não termos mais um bilhete e sim um login e senha de uma app digital. Acho que o bilhete ainda vem com uma versão digital da resenha: “é verdade esse bilete” rsrsrs.


Como pode? Um golpe tão antigo quanto a humanidade continuar causando estragos, inclusive entre pessoas com alto nível de escolaridade? Será só a ganância (avareza no mundo dos pecados capitais...)? Ou a ideia fixa da possibilidade do “cortar caminho”?


Muitas perguntas, não é mesmo?


A resposta, no meu ponto de vista, vem do fato do pensamento geral de que, certas ações, são desprovidas de consequências. Mas, o universo define leis que nunca mudam, mas as pessoas teimam em achar que, com elas, as coisas serão diferentes. Dentre as várias coisas imutáveis de nosso pequeno universo conhecido é: tudo tem um preço! Não me entenda mal, o “preço” aqui não é obrigatoriamente financeiro.


Não há ação sem consequências, estas são o preço a pagar. A cobrança pode ser no longo prazo, mas ela virá. Igual à fatura do cartão de crédito, um dia ela te alcança, a você, seus bens e os de sua família.


Não há caminho curto e fácil para o crescimento, ponto! Faça como Stockdale em seu paradoxo: equilibre o realismo e o otimismo, tendo a fé inabalável na vitória, ao mesmo tempo em que se tem plena consciência dos enormes desafios a serem superados.


Sem isso, o golpe do eterno bilhete premiado será eterno...


A metodologia Startup YOU, desenvolvida no TechSocial e trabalhada na Mentoria de mesmo nome, é um processo que oferece um ATALHO para a construção da sua Startup YOU. Uma Startup preparada para a interdisciplinaridade e para os demais desafios do A21 (Ambiente do Século 21)!


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).


A função do Hilights é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito a vista.


Startup-SE e insPIRE-se!


E, por agora, é só! Um grande abraço e até a próxima semana...




4 visualizações
background_techsocial.jpg

Seja notificado das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
  • YouTube

Obrigado!

bottom of page