Hi-TECH - 03/11 a 09/11/2021


Highlight da semana de 03/11 a 09 de novembro de 2021.


TEMA da semana:


Do "TER" para o "SER"!


Na postagem passada do Hi-Tech e no ConversaTech (CT) dessa semana, falamos sobre a Grande Renúncia, movimento nos EUA, referente a uma quantidade significativa de pessoas que estão pedindo demissão em busca de uma vida diferente e um trabalho com mais sentido e propósito. Nessa semana, vi o artigo do Matheus de Souza (indicado como o melhor da semana logo abaixo) falando sobre a troca do "ter" pelo "ser", e me veio a vontade de juntar os temas tratados nos dois documentos.


Segundo vários comentários de pesquisadores do comportamento humano disponíveis na internet, a especulação é de que a pandemia tenha compactado o tempo na proporção 10 para 2, ou seja, a evolução comportamental (digital) esperada para uma década foi compactada nesse período da pandemia que, em março de 2022, fechará um ciclo de 2 anos. Muita mudança para um tempo muito curto! Olhando para essa afirmação, chegamos à conclusão de que a tecnologia já estava pronta e disponível, mas faltava vontade (mais para a coragem, acredito eu...) nas empresas em inovar e sair da zona de conforto (ZC). Com o advento da Covid, não teve essa de ficar pensando se dá ou não dá certo, foi no sai da ZC ou morre... Resultado, muitas empresas foram lentas e morreram, mas, várias outras, não só sobreviveram como prosperaram.


Mas, junto da tal da Transformação Digital (TD), a Covid nos forçou a refletir sobre algumas coisas que estão arraigadas na cultura de muitos de nós (eu incluso!). Por que o nosso trabalho tem que ser assim? Trabalhar em casa trouxe muitas coisas boas, mas também muitos desafios, entre eles, a constatação de que a gerência baseada no controle presencial não tinha como funcionar, e daí, o desespero de muitas organizações: como confiar nos trabalhadores se eles não estão presentes para serem controlados e nem para bater o ponto? Como saber se estão trabalhando? Como saber se cumprem os horários (afinal eles são pagos por hora...)? Não! Isso NÃO pode funcionar, afinal, existe a máxima de que NÃO podemos confiar nos trabalhadores... Será?


Funcionou! Pois é, o empoderamento dos funcionários se revelou muito melhor do que se esperava! Isso nos faz pensar se não valeria a pena aproveitar mais a fundo as estruturas fluídas das organizações Teal, afinal, sendo elas fluídas, não existiria melhor forma de enfrentar o ambiente BANI do século 21.


Além do lado organizacional, existe a reflexão do lado dos trabalhadores: ser empoderado é bom e a grande maioria gostou disso! Nessa situação, "QUEM sou EU" se torna extremamente importante para o sucesso do trabalho solo. Deixo de ser uma máquina biológica perfeitamente substituível, para me tornar uma PESSOA com qualidades e habilidades únicas (algo bem mais valioso...). Esse novo contexto traz sentido e propósito para o trabalho. É muito mais responsabilidade, pois não existe mais um "chefe" sobre o qual jogar os problemas, a solução terá que sair das minhas mãos, mas é muito mais desafiante e motivador saber que sou "EU", pessoalmente, que estou resolvendo as coisas e ainda, do MEU jeito...


Voltar a ser como era antes no escritório parece ser um retrocesso não aceitável para muitos (eu incluso!). Sair em busca de uma transição para manter a "LIBERDADE" conquistada através do empoderamento é muito desejável e, parece ser isso, que tem motivado as pessoas a participarem de movimentos como o da Grande Renúncia ou de trocar o TER pelo SER e ir em busca do nomadismo digital.


O meu objetivo como recém aposentado passou a ser: simplificar a vida ao máximo, trabalhar em home office e me tornar um nômade digital! Se alguém tiver interesse em acompanhar esse processo, ou fazer parte dele, é só seguir a TechSocial. Vamos?


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).


A função do Hilights é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito a vista.


DESTAQUE da semana (do Canal Telegram TechSocial):

Sobre trocar o 'ter' pelo 'ser'


#StartupSE e #insPIREse!


E, por agora, é só! Um grande abraço e até a próxima semana...




background_techsocial.jpg

Sejá notificado dos lançamentos das novas ConversasTECH! E também das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Preto Ícone RSS

Obrigado!