Hi-TECH - 08/09 a 14/09/2021


Highlight da semana de 08/09 a 14 de setembro de 2021.


TEMA da semana:


Inteligência FINANCEIRA!


Nessa semana vou tomar emprestado as palavras do Gustavo Cerbasi dizendo: "Ser rico é uma questão de ESCOLHA". Ele é autor de vários livros que viraram best sellers e, inclusive, vende um curso na internet chamado "Inteligência Financeira". Sou fã desse autor já há algum tempo.


Primeiro gostaria de interpretar a frase da copy que o apresenta onde ele diz que ser rico é uma escolha sua. Isso é, de fato, uma escolha? Se sim, por que não somos TODOS nós ricos? Bem, em primeiro lugar precisamos definir o significado dado à palavra “rico”, pois essa definição é, além de subjetiva em sua essência, muito individual e dependente do contexto momentâneo de cada um.


Assim proponho colocar em pauta um mantra que sempre repito para mim mesmo e adoto na Mentoria Startup YOU: “rico não é aquele que mais tem e sim, aquele que menos precisa” (Gretz segundo o site www.pensador.com). Uma frase intrigante que ficou na minha mente desde quando a ouvi pela primeira vez. Passou a fazer um sentido enorme para mim, pois se liga diretamente ao questionamento que todo bom coach financeiro te dá para evitar a compra por impulso: perguntar se a despesa faz sentido, tipo: “realmente PRECISO desse objeto/serviço?”. Se as necessidades são baixas, tenho fartura e riqueza, concordam?! Uma maneira diferente de ver as coisas e que muda completamente a sua mentalidade em relação ao dinheiro e, consequentemente, à definição do que é ser rico.


Uma vez que sua mentalidade passe a ver o contexto financeiro dessa forma, podemos estabelecer prioridades e adotar uma visão CLARA sobre quais são a necessidades REAIS de nossa vida. Só isso, já diminui uma enorme quantidade de coisas que pareciam importantes, mas, depois de um olhar mais criterioso, observasse que vinham das vontades de outros que nos cercam e não propriamente de nós mesmos.


Agora, com essa lista atualizada de necessidades passamos à segunda parte do conceito envolvido na palavra “escolha” da frase que iniciou toda essa conversa. Como não outro PROTAGONISTA na história de sua vida, cabe a você criar um plano de ação para atingir, de algum modo, saciar essas necessidades e, então, se declarar RICO! Ou seja, é sim uma ESCOLHA!


Tratasse de escolher se EU vou ou não AGIR. A definição de sua ATITUDE perante a sua história de vida é que define se, em algum momento da sua narrativa, você se definirá rico ou não.


Atitude e ação são coisas que remetem a trabalho e ao inconformismo, então, são atributos por demais raros entre nós, o que fornece a resposta à pergunta feita anteriormente: se é uma escolha, por que não somos todos ricos? Não somos porque dá um trabalho danado e, poucos possuem a Coerência, a Consistência e a Persistência (o CCP do Startup YOU) para chegar lá.


Para concluir: riqueza é o estado mental. Um estado em que desejamos estar por nos proporcionar paz de espírito, conforto físico e mental, um contexto de amizade e companheirismo e a satisfação de estar fazendo o que se deseja.

A metodologia Startup YOU, desenvolvida no TechSocial e trabalhada na Mentoria de mesmo nome, é um processo que oferece um ATALHO para a construção da sua Startup YOU. Uma Startup preparada para a interdisciplinaridade e para os demais desafios do A21 (Ambiente do Século 21)!


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).


A função do Hilights é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito a vista.


DESTAQUE da semana (do Canal Telegram TechSocial):


Penso eu que resistir ao tribunal da história é um grandioso exemplo de coerência digna de poucos. O EUA, definitivamente, não faz parte desse grupo. Entender o contexto histórico para que não cometamos os mesmos erros, é um mantra para todos os empreendedores. Parece que a nação que é a meca desses pensamentos não foi capaz de realizar esse mantra...


#StartupSE e #insPIREse!


E, por agora, é só! Um grande abraço e até a próxima semana...




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo