Hi-TECH - 12/05 a 18/05/2021


Highlights da semana de 12/05 a 18 de maio de 2021.


CLAREZA!


Sempre que ouço essa palavra, me recordo imediatamente de alguma cena de filme de gangster onde o mocinho pergunta para o bandido se ficou suficientemente CLARA a mensagem que acabou de ser dada. No caso, o bandido, invariavelmente, responde com: “crystal clear!” (algo como, claro como um cristal!).


Bem, deixando os filmes para lá e voltando para a nossa semana, a clareza sobre o contexto em que estamos envolvidos é fundamental para que boas decisões possam ser tomadas. Essa é daquelas obviedades que costumamos, na correria do dia a dia, deixar na gaveta, e, fatalmente, arcamos com as consequências depois. Ou seja, ter uma noção alargada de nosso contexto, coisa que em inglês aparece bastante como: “Big Picture”, é básica para saber exatamente como as coisas que estão a sua volta (algumas nem sempre tão visíveis), e se podem causar danos às suas decisões.


Aqui no TechSocial, criamos uma metáfora para solução de problemas e tomadas de decisão que chamamos de 555. São três etapas bem simples: 1) Se afaste 5 passos para trás e veja uma figura maior de onde você está atuando; 2) Olhe para essa figura por, pelo menos, 5 minutos e, por último, mas não menos importante, 3) Faça 5 perguntas do tipo “porque” em sequência. Nada disso é novo, apenas rearrumamos de uma forma que fica mais fácil de lembrar... 555!


Essa “besteira” como já ouvi muitos dizerem, já me salvou de poucas e boas, tanto profissionalmente como pessoalmente. Como num mundo BANI a fronteira entre pessoal e profissional está esmaecendo, é mais uma prova que ferramentas validadas no gerenciamento situações empresariais, pode sim, servir para a sua Startup YOU!


Então, busque a clareza em todas as circunstâncias, use o bom senso e crie um EQUILÍBRIO entre o foco da busca do melhor produto/serviço, com o olhar generalista para situar onde seu foco está, de fato, atuando dentro da Big Picture em que você se encontra...


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI.