Hi-TECH - 15/09 a 21/09/2021


Highlight da semana de 15/09 a 21 de setembro de 2021.


TEMA da semana:


Sucesso Financeiro = Organização + Juro Composto + Tempo (paciência e persistência)


Além de termos inteligência financeira (post passado) precisamos da organização financeira. A organização não tem nenhuma ligação com a quantidade de dinheiro que temos, diz respeito à consciência sobre o que fazemos, porque fazemos e como fazemos, com a parte financeira da nossa vida. Essa é a primeira, e mais importante parte dessa equação que qualquer um pode aplicar na sua vida e na de sua família.

No meu ponto de vista, temos que abandonar dois tabus que servem apenas como justificativas para as coisas que não queremos mudar. O primeiro diz respeito à frase "não ganho o suficiente para investir". Um dos furos nessa abordagem é a falta de definição do conceito de "suficiente", e o segundo, é não avaliar se o que, de fato acontece, é estarmos gastando mal o que ganhamos. O segundo tabu é a romantização da pobreza que muitos adotam, como se o ato de desejar conforto e bem-estar seja algo sujo ou pecaminoso.


Desejar viver melhor é algo natural para todo o ser humano e é um objetivo válido e honrado. Então, lidar com crenças equivocadas que a cultura onde fomos criados injeta em nossas mentes, é o primeiro passo para buscar a organização necessária para as nossas finanças.


A organização nos traz CLAREZA sobre tudo o que acontece com o nosso dinheiro enquanto ele está em nosso poder. Com isso, podemos pensar em GASTAR melhor o que temos para encaixar objetivos maiores do que somente manter ativa a roda de hamster. Aquela roda que cria a famosa corrida dos ratos (vide o livro Pai rico pai pobre do Robert T. Kiyosaki)


Uma vez organizado, inicia-se a parte de entender a coisa mais preciosa das finanças, a tal da composição ou dos juros compostos. Juros? O que é isso? Como dinheiro é um "produto" como outro qualquer que está no mercado, os juros são o valor do "aluguel" pago pelo dinheiro quando é emprestado por algum tempo. No caso dos juros compostos, eles incidem também sobre o montante desse "aluguel".


São os tais juros sobre juros que os incultos do assunto criticam, falando uma porção de bobagens sobre o tema. Pois é, até a poupança, o investimento mais simples de todos, atua usando o tal juro composto. Ou seja, a economia gira em torno desse artefato matemático que independe de qualquer ideologia.


Se você desconhece o termo, dá uma olhadinha na página do Banco Central do Brasil para entender.


Até aqui, temos dois dos passos essenciais: a organização, que nos ajuda a descobrir uma graninha (mesmo que pouca no começo) para investir, e os juros compostos, que nos permitem obter crescimento exponencial dos nossos investimentos.


Por último, mas não menos importante, vem o TEMPO! Essa coisa que na sociedade digital ficou cada vez mais escassa, é o que faz a mágica do sucesso financeiro de qualquer pessoa ou negócio. Sem ele, ou seja, sem a danada da paciência, não há como o mecanismo da exponencialidade dos juros compostos operarem. Planeje no LONGO PRAZO para tornar o tempo em seu aliado, evitando trocar uma satisfaçãozinha imediata por uma grande satisfação no longo prazo. Afinal, não ter dívidas e dormir tranquilo já é uma ótima satisfação imediata para se ter, não é?

Foi o tempo um dos fatores mais fortes na transformação que tornou Warren Buffet num dos homens mais ricos do mundo, pois "da sua fortuna de US$ 87 bilhões, 99% foi acumulada após os 50 anos".


Seja paciente, organizado e, aproveitando os juros compostos, tenha muito SUCESSO!


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).


A função do Hilights é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito a vista.


DESTAQUE da semana (do Canal Telegram TechSocial):


"O iPhone mudou para continuar o mesmo". Pois é, parece que a Apple leu e entendeu a fundo o livro Hit Makers de Derek Thompson (livro que merece um encontro inteiro na Mentoria Startup YOU). Nele o autor mostra como criar coisas viralizam. Ou seja, explica como o fato das inovações incrementais da Apple vem dando tão certo nos últimos anos. Sugiro a leitura do livro e do artigo a seguir...


#StartupSE e #insPIREse!


E, por agora, é só! Um grande abraço e até a próxima semana...




background_techsocial.jpg

Sejá notificado dos lançamentos das novas ConversasTECH! E também das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Preto Ícone RSS

Obrigado!