Hi-TECH - 18/08 a 24/08/2021


Highlights da semana de 18/08 a 24 de agosto de 2021.


Seção TEMA da semana:


“Se há interdisciplinaridade, há encontro...” (Ivani Fazenda)


Quando olho o mundo hoje, tenho a sensação de não lembrar mais como ele costuma ser antes da pandemia do covid-19. A noção do tempo ficou confusa e, com certeza, desfocada pela velocidade. Meus colegas de trabalho brincam (quer dizer, eu espero que seja brincadeira... rsrs) que a velocidade é devido à idade avançada em que me encontro.


Descontando a brincadeira, quando analisamos a evolução do ambiente do século 21 (A21) nesses 16 meses de pandemia/"confinamento", vemos um panorama com diferenças assustadoras. A quantidade de mudanças e de adaptações que os negócios sofreram foram muito grandes. Não é à toa que muitos não conseguiram continuar, e, esses reflexos, ainda serão sentidos por muitos anos.


Tudo o que aconteceu já vinha sendo falado e discutido, porém se tornou prática em apenas 16 meses!! A interdisciplinaridade das soluções dos problemas que a pandemia nos trouxe, escancarou a complexidade de uma vida totalmente digital e interconectada. Essa complexidade só crescerá com o advento do 5G e do IoT, com máquinas transacionando entre si autonomamente e usando blockchain. O tal do mercado das máquinas...


Lidar com essa interdisciplinaridade demanda habilidades como empatia, criatividade, pensamento crítico, learnability e muitas outras. Mas, a prioridade dentro de tudo isso, é entendermos que temos limitações, fragilidades e que não sabemos de tudo! Isso traz consigo a necessidade de assumir o respeito como condição básica de vida, e colocarmos os nossos preconceitos de lado e dar passagem à boa convivência com o diferente.


“Se há interdisciplinaridade, há encontro...”. Encontro com o diferente, como novas maneiras de ver o mundo, com prioridades e valores alternativos.


É disso que brota a INOVAÇÃO...


A metodologia Startup YOU, desenvolvida no TechSocial e trabalhada na Mentoria de mesmo nome, é um processo que oferece um ATALHO para a construção da sua Startup YOU. Uma Startup preparada para a interdisciplinaridade e para os demais desafios do A21!


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível.