Hi-TECH - 19/05 a 25/05/2021


Highlights da semana de 19/05 a 25 de maio de 2021.


FRONTEIRAS!


Pelo dicionário, o termo fronteira significa: limite que demarca um país e o separa de outro(s). Isso é o significado geográfico de uma fronteira, porém podemos estender esse significado para qualquer outra separação, imaginária ou não, entre coisas e seres.


Quando falamos do mercado de negócios, considerando o final da 2° guerra mundial como um divisor de águas histórico, devido ao nascimento do que conhecemos como mercado de consumo, as fronteiras entre produtos e serviços sempre foi clara. Além disso, também foram claros os nichos de negócios dentro de cada uma dessas categorias. Por exemplo, o nicho de produtos automotivos e dos produtos agrícolas, ou o nicho dos serviços de seguros e de hospedagem. Mas, hoje, quando se vê o serviço Meoo da Localiza, o qual disponibiliza um automóvel zero, com seguro, manutenção e até gestão de multas incluídos, não há como estabelecer claramente a distinção entre a locadora, montadora e seguradora da prestadora Localiza. Do mesmo modo, a Porto Seguro está oferecendo opções semelhantes desse serviço e, do mesmo modo, o têm feito as próprias montadoras de automóveis. Onde está a antiga fronteira clara entre as categorias?


Ao se olhar a Tesla, não sabemos como categorizá-la: montadora, empresa de energia, empresa de software, locadora?? Do mesmo modo, ao se olhar a Amazon, em qual categoria ela se encaixaria??


O fato é que a ubiquidade da tecnologia tem potencializado, com velocidade surpreendente principalmente nesse período de pandemia, o DESAPARECIMENTO das FRONTEIRAS dos negócios. Para os clientes e consumidores é algo completamente novo, ter a possibilidade de contar com "pacotes all inclusive” que resolvem várias dores de cabeça de uma única vez. Para os empresários, porém, abre-se um contexto completamente diferente, onde o seu novo concorrente pode aparecer de QUALQUER lugar. A percepção alargada e a análise de cenários de seu ambiente de negócios se tornam mais exaustiva e cara. Negligenciar esse processo é extremamente perigoso...


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI.


A função do Hilights é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21 - Ambiente do Século 21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito a vista.


Vai ver... E avaliar melhor as NOVAS fronteiras!


E a briga no mercado de streaming continua! São brigas de gente grande, muito grande, onde o conteúdo é o valor maior. Adquirir a possibilidade de gerenciar propriedade intelectual com um mercado de fãs já garantido, é extremamente lucrativo. Nesse ponto, abro aqui, a questão para o “valor” do que se vende hoje. A proposta de valor (dos canvas das startups) se baseia nos sentimentos e na exper