top of page

Hi-TECH - 22/09 a 29/09/2021


Highlight da semana de 22/09 a 29 de setembro de 2021.


TEMA da semana:


Compaixão como forma de crescimento pessoal e profissional


Nessa semana me deparei com uma postagem sobre a famosa carta de expulsão de Thomas Edison da escola. Tida como verdadeira por vários historiadores, nos mostra a criança Edison chegando em casa com uma carta de seu professor para sua mãe. Edison pede então, que a mãe a leia em voz alta para ele. A mãe lhe dita o conteúdo da carta: " O seu filho é um gênio. Essa escola é minúscula para ele e não possui bons professores. Por favor, eduque-o você mesma!". E assim ela o fez, permitindo que Edison focasse no que realmente gostava, as ciências. Alguns anos após a morte da mãe, Edison encontrou a tal carta e leu o que, de fato, estava escrito: "Seu filho é um deficiente mental. Não podemos mais deixá-lo frequentar a nossa escola. Ele foi expulso.". A partir do que Edison se tornou com a educação materna, podemos ter uma boa ideia dos tipos de professores que havia naquela escola.


Mas, fora o fato sobre o formato da educação recebida e da genialidade do protagonista, chamo a atenção para a atitude materna. A compaixão demonstrada por ela ao filho. Fiquei pensando o que eu faria em tal situação... Ficou na minha mente a importância de se ter compaixão pelo outro e de como isso pode gerar coisas maravilhosas, no nível do legado de um Thomas Edison.


Trazendo a questão para a atualidade, seria importante a compaixão no contexto do crescimento pessoal e profissional? Mas, afinal o que significa uma pessoa ter compaixão? A melhor definição que achei foi de um texto no Linkedin da Tônia Casarin: "Empatia é sentir o que outra pessoa sente. Compaixão é a empatia em ação. Compaixão é ver o mundo de uma pessoa através de suas lentes, você entende como ela se sente e então você faz algo a respeito.".


Como o termo "empatia" virou buzzword na internet, podemos agora atrelar à atitude de "sentir o que o outro sente", a atitude de "FAZER algo a respeito". Não basta apenas sentir, mas é necessário FAZER.


Num mercado, onde a tecnologia é o meio pelo qual todas as disciplinas se reúnem na criação das soluções para os complexos problemas que vivemos, nos deparamos com a canibalização das atividades repetitivas e de baixa inteligência pela IA (Inteligência Artificial). Ou seja, o homem como "máquina biológica" foi suplantado para máquina robótica. Nesse contexto, só há uma maneira de competir: fazendo o que as IAs ainda (cito o "ainda", pois, nunca podemos dizer nunca) não podem fazer: ser HUMANOS!


Hoje, o que o mercado procura nas pessoas, principalmente, são as características HUMANAS. Nas atividades mais complexas que estão disponíveis hoje em dia, são essas características que definem a capacidade para o sucesso. Sendo assim, a compaixão ou, a empatia em ação, está entre as características mais proeminentes.


Que tal começar a praticar a sua compaixão?


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).


A função do Hilights é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito a vista.


DESTAQUE da semana (do Canal Telegram TechSocial):

Um paradoxo digno de nota: nunca atraímos tanto capital de risco, porém continuamos muito mal posicionados no ranking das nações inovadoras. Falta-nos o que sempre nos faltou, investimento na parte mais básica da pirâmide: educação, saúde, segurança (inclusive a jurídica) e infraestrutura...


#StartupSE e #insP IREse!


E, por agora, é só! Um grande abraço e até a próxima semana...




14 visualizações
background_techsocial.jpg

Seja notificado das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
  • YouTube

Obrigado!

bottom of page