Hi-TECH - 26/05 a 01/06/2021


Highlights da semana de 26/05 a 01 de junho de 2021.


Novas PESSOAS, novos TEMPOS!


A pandemia nos mostrou, de forma clara e inquestionável, o quão frágil o ser humano é. Diante da arrogância de sermos os dominadores do mundo e de possivelmente nos tornarmos uma nova espécie, o Homo Deus descrito pelo historiador Yuval Harari, tivemos que nos rebaixar a pobres mortais diante de duas coisas: 1) um vírus insignificante que desprezamos apesar de todos os avisos; e 2) da insensatez humana incapaz de assumir seus erros e rapidamente ir em busca da melhor solução.


De repente vimos que somos PESSOAS! Coisa antiga essa, né? Mas, começamos a ver que de nada adianta grandes mercados se o mundo pode ficar, de repente, sem ninguém! Começamos, nesse ponto de nossa história, a ver que o fator humano como RECURSSO não existe mais, já morreu, só não vê quem não quer. Mas, como assim? Temos robôs (tanto em software como em hardware) que substituem o tal do “recurso” humano nas tarefas repetitivas, sem o menor esforço e com um ganho em produtividade e redução de erros que é fantástico! Impossível de NÃO considerar... E o tal do humano com baixo grau de instrução? Uma polémica de Estado que já discutida a muito tempo e que os gestores atuais, até recentemente, empurravam para debaixo do tapete...


Mas o problema não aflige somente os humanos de baixa instrução, mas os de alta também! O mundo BANI (acrônimo em inglês para Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível) precisa de AGILIDADE! Nesse novo contexto, as organizações hierarquizadas baseadas na pirâmide do poder, simplesmente NÃO respondem à altura, precisam MUDAR! Mudar para estruturas DISTRIBUIDAS, quase sem HIERARQUIA e REGRAS e, forçosamente, AUTOAJUSTÁVEIS... Como fazer isso? Com pessoas AUTOGERENCIÁVEIS!!!


Pessoas Autogerenciáveis? Como? Pessoas capazes de se gerenciarem por elas mesmas. Pessoas que sejam capazes de liderar e de serem lideradas e que, diante de um contexto de atuação, sejam capazes de tomar as próprias decisões, levando em consideração um processo colaborativo de trabalho e de geração de soluções.


Como crio pessoas AUTOGERENCIÁVEIS? Ensinando a elas a como serem uma Startup de si mesmo, a se tornarem uma STARTUP YOU!

Aqui, no TechSocial, ensinamos exatamente ISSO!


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI.


A função do Hilights é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21 - Ambiente do Século 21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito a vista.


Vai ver... E trabalhar nos NOVOS TEMPOS!