Hi-TECH - 27/10 a 02/11/2021


Highlight da semana de 27/10 a 02 de novembro de 2021.


TEMA da semana:


A grande renúncia! ("The Great Resignation")


Ontem recebi um email na lista de distribuição do work futures e resolvi abordar o tema nessa postagem. Já havia conversado sobre "A grande renúncia" por aqui no canal, quando os números relativos a esse movimento em agosto/21 haviam saído. Foram mais de 4 milhões de pedidos de demissão nos EUA de pessoas cujo motivo foi simplificar a vida e buscar um trabalho que, mesmo pagando menos, trouxesse algum propósito ou significado. Uma mudança e tanto no quadro dos trabalhadores. A pergunta que fica é se isso foi o efeito da pandemia ou de algum conjunto de fatores?


O mundo vem evoluindo freneticamente nos últimos 5 anos onde, nos últimos 2, estamos envolvidos numa pandemia que não tem referência na memória dos viventes atuais. As coisas estão mudando muito rapidamente e uma delas, o aprofundamento da separação entre ricos e pobres, tem causado alterações profundas na percepção sobre o futuro possível e realístico para a maioria dos trabalhadores.


Falar sobre o sumiço da classe média é chover no molhado, pois esse tema já é bastante antigo, mas o efeito desse problema sobre os trabalhadores dessa classe é a percepção clara de que não há um futuro atraente pelo qual valha a pena trabalhar. O que se vê é a camada mais rica da população com o acesso cada vez mais restrito e com cada vez mais concentração de patrimônio. Logo, o que sobra para o resto da população não é muito alentador.


"Yes, work is important - but not without the promise of a future"! Sim, o trabalho é importante, mas NÃO sem a promessa de algum futuro! O trabalho é um meio onde investir esforço em busca de um objetivo e, sem esse objetivo, não há muito por que esperar que as pessoas continuem investindo...


Necessário rever o modelo atual das organizações, para que privilegiem o fator humano em detrimento do uso dos recursos "humanos", como simples máquinas biológicas. As máquinas biológicas (humanos em trabalhos repetitivos) serão substituídas pela robótica associada à IA, mas as pessoas em colaboração ainda têm muito a oferecer às organizações que quiserem tirar proveito das habilidades inatas desses grupos. Novas capacitações são necessárias sim, porém, de nada adiantarão se as estruturas hierarquizadas de comando continuarem como paradigma principal, focado em apenas produzir mais para a camada da população que já não sabe o que fazer com tanto patrimônio.


Um olhar mais atento para paradigmas como os das organizações evolutivas Teal (vide livro do Frederic Laloux), podem trazer novos caminhos mais interessantes... Será?


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).


A função do Hilights é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito a vista.


DESTAQUE da semana (do Canal Telegram TechSocial):

"Uma leitura é realmente uma conversa"! Essa frase me fez refletir, pois nunca tinha visto a leitura como algo assim. Muito interessante...


#StartupSE e #insPIREse!


E, por agora, é só! Um grande abraço e até a próxima semana...




background_techsocial.jpg

Sejá notificado dos lançamentos das novas ConversasTECH! E também das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Preto Ícone RSS

Obrigado!