Hi-TECH - 28/07 a 03/08/2021


Highlights da semana de 28/07 a 03 de agosto de 2021.


Seção TEMA da semana:


Mais uma engenharia aparece no mercado: Engenharia da Experiência do Cliente!


É fácil ver, em uma rápida consulta ao Google, que a frase “Customer Experience (CX) não é mais suficiente”, já traz consigo várias publicações falando que CX, sozinho, já não é o bastante. O CX já é uma obrigação padrão para os negócios atuais, o consumidor quer mais. Daí a necessidade de criar uma disciplina diferente, uma nova engenharia, a Engenharia da Experiência (EX).


Por que uma engenharia? Porque é ela a disciplina prática que pensa em resolver problemas onde, nativamente, há o envolvimento de várias outras disciplinas com o objetivo de projetar uma solução integral para o cliente.


Considero aqui algumas mudanças significativas trazidas pelo mundo BANI:


  1. A jornada do cliente, objeto de trabalho da Engenharia da Experiência (EX), sofreu notáveis modificações com a evolução tecnológica. Hoje ela parte de antes do cliente ter a noção concreta de que precisa de uma solução.

  2. Por tanto, a EX deve estar interligada ao marketing para que, a abordagem dos possíveis clientes, já contemple a melhor forma para o descobrimento dessa necessidade cuja solução é o seu produto.

  3. A EX deve prover a melhor forma de fornecer conteúdo para os possíveis clientes conhecerem a sua solução e:

  4. poder compará-la com outras existentes no mercado;

  5. ter acesso a pessoas que possam atestar a satisfação que obtiveram com a sua solução;

  6. tudo isso, de forma conveniente e rápida.

  7. Os produtos estão se tornando int