Hi-TECH - 30/09 a 05/10/2021


Highlight da semana de 30/09 a 05 de outubro de 2021.


TEMA da semana:


O que o nosso cérebro pode fazer conosco?


A frase "Nós somos o primeiro OBSTÁCULO para qualquer jornada que desejamos iniciar!", faz sentido para você?


Para mim isso só começou a fazer sentido depois de muitos anos. Olhando para trás, vejo que eu poderia ter sido muito mais eficiente nas minhas tomadas de decisão se essa ficha tivesse caído mais cedo. Aprendizado é isso, sofrimento!


Como aprender com um sofrimento menor e num tempo mais curto? Uma das formas, é procurar mentorias que promovam uma exposição maciça aos conhecimentos necessários para melhorar o seu processo de decisão e de ver o mundo. Uma delas é a Mentoria Startup YOU.


O ser humano é um animal complexo, logo a sociedade humana se torna cheia de improbabilidades. No rastro do ditado "cada cabeça é um mundo", podemos esperar realidades completamente diferentes a partir da interpretação de um mesmo contexto. Desse modo, prever comportamento é difícil dentro do nosso próprio mundo, imagine no mundo dos outros, especialmente quando esses outros se juntam formando um processo manada.


Entender como o nosso cérebro funciona e aprender que: pensamentos geram emoções e elas geram o comportamento é fundamental. A neurociência já provou isso! Somos seres emocionais e tempos um sistema rápido de pensar que toma decisões instantâneas, baseadas em instintos (vide livro Rápido e Devagar de Daniel Kahneman). Esse sistema era adequado na época em que lutávamos pela nossa sobrevivência, no mundo atual ele erra muito! Precisa-se então, fazer com que o nosso comportamento inicial seja retardado, para que o sistema racional (o "devagar") seja acionado, melhorando as nossas decisões e permitindo melhores comportamentos. Ter CONSCIÊNCIA de que tudo isso existe é o primeiro passo para que possamos trabalhar o controle.


Além desses modos de pensar, a nossa psique busca a completude num universo que tende ao caos (Teoria do Caos), ou seja, procuramos por ordem onde não existem informações suficientes para que isso aconteça. Então, criamos informações adicionais para que a narrativa soe completa para nós. Como assim? "Completamos" as histórias que vivemos ou que ouvimos? Isso mesmo. Nossa memória é falha! Vários estudos comprovam que completamos as narrativas, mesmo aquelas que tenhamos vivido na realidade, para que nos sintamos confortáveis. Isso ajuda na sensação de controle do contexto em que vivemos. Mas, na realidade, não controlamos quase nada à nossa volta!


Então, O que o nosso cérebro pode fazer conosco? Quando não entendemos o seu funcionamento, ele nos faz tomar decisões de forma errada e, para que nos sintamos mais confortáveis, nos faz viver numa "bolha"!!


Certamente, ao não entendermos como funcionamos, somos NÓS, o NOSSO PRIMEIRO OBSTÁCULO.


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).


A função do Hilights é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito a vista.


DESTAQUE da semana (do Canal Telegram TechSocial):


No TechSocial temos vários mantras, um deles é: APRENDA como sua cachola funciona, para ENTENDER o seu COMPORTMENTO.". A luz científica que a neurociência nos traz sobre o funcionamento do nosso cérebro, explica muito sobre o COMO nos comportamos. Nossa relação com o dinheiro é culturalmente complicada, mas existem razões científicas para isso...


#StartupSE e #insP IREse!


E, por agora, é só! Um grande abraço e até a próxima semana...




background_techsocial.jpg

Sejá notificado dos lançamentos das novas ConversasTECH! E também das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Preto Ícone RSS

Obrigado!