Hi-TECH - De "prever/controlar" para "perceber/responder"...


Highlight da semana de 17/11 a 23 de novembro de 2021.


TEMA da semana:


De "prever/controlar" para "perceber/responder"...


Fazendo a conexão com o post da semana passada, vou falar um pouco da relação de três coisas: 1) dessa mudança de paradigma da gestão organizacional; 2) com um dos mantras internos da Tech Social: "Sobrevivência = percepção aberta + análise de cenários" e 3) com a metodologia Design Thinking.


Quando essa postagem for ao ar estarei viajando! Espero que eu tenha conseguido manter o meu paradigma de gestão no perceber/responder, caso contrário já terei embarcado cansado e estressado. Uma coisa difícil de fazer, piorada pelo toc no meu caso, porém possível e muito necessária. De estresse, já basta o que a vida normalmente nos traz. Eu normalmente tento prever todas as coisas que podem dar errado e preparar um plano de ação para cada coisa. Isso significa que a minha mala tem sempre muito mais do que preciso e minha cabeça está lotada de planos de ação que, quase sempre, nunca são usados. Essa é uma visão prática, no nosso dia a dia, do paradigma prever/controlar. Muito trabalho, muito estresse, pouco resultado e quase nenhuma flexibilidade.


Cabe aqui lembrar que o ambiente em que vivemos é um Sistema Complexo, logo não há como prever tudo o que vai acontecer, então temos que priorizar os ensinamentos dos estoicos e nos focar em controlar o que, de fato, está em nossas mãos. No caso da viagem, foque em organizar da melhor forma a sua bagagem para não esquecer o fundamental (eu, uso uma lista para a preparação da mala e já me salvou de boas...), e estudar previamente o seu destino para não perder tempo na viagem tentando rearrumar a ordem do que fazer por causa dos imprevistos (Nisso a Michele é ótima!). Ter em mão vários pontos de interesse previamente estudados, ajuda muito no processo de substituir atrações quando for necessário.


Pois é, essa é a versão do paradigma de gerência chamada perceber/responder, intimamente ligada ao mantra que usamos na TechSocial: "Sobrevivência = percepção aberta + análise de cenários". Relembro a metáfora do andar de bicicleta, onde estamos continuamente percebendo o nosso ambiente, analisando os cenários possíveis e respondendo da forma mais rápida.


Às vezes, por mais rápidos que tentemos ser, o processo de percepção e análise demora mais tempo, acontece quando encontramos situações que ainda não viraram hábitos e precisamos racionalizar. Nessa situação, levamos um tombo. Nesse caso, habilitamos a nossa anti-fragilidade, nos levantamos, analisamos o que deu errado, anotamos isso no nosso cérebro (que fará uma conexão forte entre os neurônios incentivado pela dor e pelo susto do tombo...) e voltamos a montar na bicicleta para andar novamente.


O que descrevi nesse último parágrafo é justamente a metodologia Design Thinking em ação. Essa metodologia é a que nos faz progredir e inovar em tudo o que fazemos. Fazer da falha parte inerente ao caminho para a melhoria e inovação é a base para uma mentalidade de sucesso no Ambiente do século 21.


Que tal experimentar mudar para o paradigma perceber/responder tanto na sua Startup YOU como no seu negócio?


Depois eu conto o resultado do embarque kkkkk...


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).


A função do Hilight é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito claras.


#StartupSE e #insPIREse!


Um grande abraço e até a próxima semana...




background_techsocial.jpg

Sejá notificado dos lançamentos das novas ConversasTECH! E também das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Preto Ícone RSS

Obrigado!