Hi-TECH - O que eu e você temos a ver com o Metaverso?


Highlight da semana de 29/12/2021 a 04 de janeiro de 2022.


TEMA da semana:


O que eu e você temos a ver com o Metaverso?


Vou começar o primeiro Hi Tech de 2022 contando uma história.


Era uma vez, no ano de 1999, um cara meio louco chamado Philip Rosedale, criou a empresa Linden Lab e, em 2003, lançou uma plataforma de simulação de um "mundo virtual" chamado SecondLife. Ele não foi o primeiro "mundo virtual" a ser lançado naquela época, porém inovou ao implantar uma política onde os usuários tinham os direitos de propriedade intelectual sobre o conteúdo que eles criavam dentro da plataforma.


A plataforma atingiu um crescimento explosivo e, de repente, existiam pessoas (muitas até...) que estavam passando mais tempo no "mundo virtual" do que no mundo real, o que gerou várias discussões intensas sobre os problemas psicológicos que tal atitude poderia acarretar. Qualquer semelhança com a atualidade é mera coincidência, rsrs.


Já que os usuários teriam a propriedade intelectual de suas criações, o sistema dispunha de um marketplace onde as pessoas poderiam adquirir vários itens desenvolvidos, tanto pela criadora da plataforma, como aqueles criados pelos usuários. As transações se davam através de uma moeda do próprio jogo, a qual era alimentada através de um cartão de crédito real. Ou seja, os itens eram digitais, mas o dinheiro era real.


Dá para imaginar onde isso levou né? Várias pessoas passaram a monetizar as suas habilidades dentro do SecondLife e, muitas delas, fizeram dessa atividade a principal provedora de recursos para a sua sobrevivência. Criaram-se então, profissões no mundo virtual, como designers de moda, construtores de estruturas virtuais (civil, naval, automotiva, aeronáutica ...), decoradores, corretores imobiliários, promotores de eventos, produtores artísticos, ... Muita gente fez fortuna na plataforma e outros tantos quebraram, exatamente com