top of page

Segurança psicológica, precisamos disso?

Atualizado: 20 de out. de 2022


Highlight da semana de 16/02/2021 a 22 de fevereiro de 2022.


TEMA da semana:


Segurança psicológica, precisamos disso?


Se tudo está mudando, por que uma boa quantidade de empresas continua fincando o pé em uma cultura do século 20 que não serve mais?


Medo! Medo do desconhecido...


Quando juntamos os artigos já postados nesse blog: 1) Os pedreiros digitais, e 2) Contra o Dev Drain, spin offs!, se veem uma série de FATOS que não serão mais revogados, então não há muito o que reclamar, há sim, a necessidade de procurar formas de aproveitar as oportunidades que esse novo contexto pode nos proporcionar.


A condição do mercado virou! Agora, os devs (desenvolvedores) se tornaram um produto escasso no mercado, e, pela lei natural da oferta e demanda, sabemos quem está com a vantagem nas negociações. Dessa forma, não há por que ver recrutadores reclamando, em conversas no Reddit, de que muitos candidatos desaparecem (fazem o ghosting) sem nenhum aviso. Os recrutadores reclamam que isso é uma falta de respeito pois, segundo eles, "leva apenas alguns segundos para enviar um email dizendo que está saindo do processo". Esquecem eles que, por muito e muito tempo, os processos de recrutamento não davam a mínima para avisar nada a nenhum participante, afinal, eram tantos os solicitantes que não haveria por que perder tempo se preocupando com a ansiedade de quem procura um emprego, né? Se vocês quase nunca respeitaram, como esperam ser respeitados hoje? Respeito é algo que acontece em via de mão dupla!


No contexto atual, as organizações precisam MANTER os seus bons colaboradores, sejam eles desenvolvedores ou não, pois, ao perdê-los, estes se tornarão rapidamente talentos a serviço dos concorrentes, e achar novos é cada vez mais caro e incerto.


Também é necessário dar um aviso aos devs de hoje e de amanhã: o mercado está a vosso favor, porém, com advento do conceito do trabalho remoto, que se adequa perfeitamente à maioria dos casos de desenvolvimento de software, aquela velha história de terror da competição global se tornou realidade. Ou seja, se você é bom e fala/escreve em inglês, você está apto a concorre em quase qualquer vaga de dev no MUNDO!


No contexto do século 21, a mudança de CULTURA é imperativa, tanto para os negócios como para os trabalhadores. Não existe mais espaço para o trabalho que serve apenas como provedor financeiro para o sustento da família. As pessoas e a sociedade querem mais! Movimentos como o The Great Resignation nos EUA, são a prova viva disso. Precisamos mudar para entender de gente e como gente sobre a vida que vivemos.


Continuamos a falar em vida profissional e pessoal, porém só temos uma vida, e a pandemia mostrou o quão frágil ela é, e como é difícil ficar longe das pessoas de quem gostamos. Entender de gente e como gente, significa ver que os outros são pessoas e que nós também somos. Pessoas cujos cérebros funcionam em duas partes, uma rápida e emocional, e outra vagarosa e racional. Isso é fato demonstrado pela neurociência, ou seja, não se discutem fatos, pois não há argumentos para isso.


Senso assim, a saúde MENTAL é tão ou mais importante do que a física. Nessa última, evoluímos absurdamente durante todo o século 20, tornando os ambientes de trabalho muito mais seguros. Agora, para tratar da saúde mental, é necessário incluir na cultura de todos, os ambientes psicologicamente protegidos, onde as pessoas podem ser elas mesmas e se sintam confortáveis. Nesse tipo de ambiente, o tal do chefe tóxico ou cultura tóxica não tem vez. Nesse tipo de ambiente, as pessoas são acolhidas e desfrutam do pertencimento, da liberdade para expor suas ideias, da liberdade para assumir o que não sabem, da liberdade para ser criativo, da liberdade para ERRAR. Tudo isso, é o que definimos como necessário para um ambiente INOVADOR, e, inovação é a chave para viver no século 21!


Precisamos desses ambientes inseridos no dia a dia dos negócios, bem como inseridos em nós mesmos, por tanto, trata-se de uma mudança cultural para os profissionais e para os ambientes de trabalho.


Como leitura complementar, sugiro ver o post do Stowe Boyd e o livro A Armadilha do Sucesso de Amina Aitsi-Selmi.


Um abraço.


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).


A função do Highlight é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito claras.



Um grande abraço e até a próxima semana...




21 visualizações
background_techsocial.jpg

Seja notificado das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
  • YouTube

Obrigado!

bottom of page