top of page

TechSocial, por quê estamos aqui...

Atualizado: 21 de jan. de 2020

Olá meu nome é Alberto e vou explicar por que co-criei o TechSocial em conjunto com alguns dos meus alunos...


Atualmente, eu sou professor universitário do curso de Ciência da Computação da Universidade do Estado do RN, a UERN. Estou nessa Instituição por quase 25 anos depois de ter feito uma graduação em Engenharia Elétrica (UFRN) e um mestrado em Automação Industrial (UNICAMP) lá pelos idos de 1990!! Pois é, não é à toa que sou o “velhinho” do departamento! A brincadeira preferida do pessoal é lembrar que programei em cartão perfurado no mainframe da UFRN, é mole?! Mas isso é história para um outro post rsrsrs.


Depois do mestrado fui trabalhar um tempo para a IBM. Lá dentro eu tinha a convicção que eu era definitivamente um técnico, mas, depois de trabalhar com um grupo de marketing de computação de alto desempenho, descobri que eu realmente gostava da área de vendas! Aquilo foi um “soco no queixo” nas minhas convicções! Foi uma época em que aprendi que trabalhar e se divertir podem sim estar na mesma frase...


Algum tempo depois saí da IBM pois, filho nascendo longe da familia é “osso”! Voltei para o meu Nordeste que, se não foi adotado pelo nascimento (sou de Campinas-SP) foi de todo o coração! Aqui, fiz concurso e entrei na UERN que naquele tempo (1994!), se quer tinha um curso na minha área, mas estava disposta a introduzir o conhecimento computacional nos seus outros cursos... Estou começando a pensar que o adjetivo “velhinho” me faz jus rsrsrs.


Conversa longa, mas tem um propósito. Segura um pouquinho que chego lá já... Dentro da UERN fiz uma porção de coisas, inclusive reduzir minha carga horária ao mínimo para me aventurar no empreendedorismo. Que negócio difícil esse! Pensar que pessoas dependem de você para sobreviver foi algo que me marcou. Um desafio desafiador! Mas, se por um lado há a responsabilidade que pesa, do outro há a satisfação de ver que você pode ser um meio para melhorar a vida das pessoas, afinal gerar empregos é algo sensacional.


Além de vivenciar o empreendedorismo na pele, também percorri todo o caminho da área acadêmica pois recentemente terminei um estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro em Portugal. Estou no topo da carreira acadêmica e aí vem uma pergutna fatal: e aí? Para onde eu vou?...


Com esse contexto “nas costas”, faz bom tempo que observo o mercado de trabalho, hoje global. Tenho dois filhos (25 e 22 anos) então essas observações são também de interesse pessoal. O que observo: aumento na complexidade geral do ambiente com tendência de crescimento ao longo do tempo!


O que chamo de complexidade são coisas como a mudança do emprego como o conhecemos hoje, a globalização ampla geral e irrestrita da comunicação social (vinda a reboque das redes sociais), a evolução “exponencial” da tecnologia, em especial da Inteligência Artificial (IA) e da Ciência de Dados e uma série de outras coisas...


Se o ambiente muda, temos que nos adaptar. O problema não é a adaptação em si, mas a rapidez com que está sendo exigida. E, para o futuro, a complexidade tende a aumentar e a rapidez da atualização também. Ou seja, precisamos aprender coisas complexas muito rapidamente e a prover serviços/respostas/produtos com muita qualidade e com muita rapidez. A adaptação rápida e eficaz virou uma questão de sobrevivência!


Se pessoas têm uma dor (precisar de adaptação rápida e eficaz), existe oportunidade! Daí a TechSocial.

Então, por que fazemos o que fazemos (seguindo as orientações do Simon Sinek)?


Nosso negócio são habilidades para sobreviver nos três quartos restantes de nosso século XXI. O tempo passa “voando” como dizem, estamos às portas de completar 25 anos do século XXI, o primeiro quarto...

Já tem informação demais para hoje! Nos próximos posts vou explicando melhor sobre o porquê de estarmos aqui.


Abraços.

Alberto.


 






76 visualizações
background_techsocial.jpg

Seja notificado das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
  • YouTube

Obrigado!

bottom of page