top of page

Viva às mulheres e à diversidade!


Highlight da semana:


Viva às mulheres e à diversidade!


Antes de mais nada, um sonoro parabéns para todas as mulheres, pela garra, pela força de conseguirem fazer o que de mais complexo existe na natureza: gerar e crescer uma nova vida. Além disso, em dupla jornada, são capazes de encontrar motivação para desenvolver também a carreira. Todos os dias é o dia de vocês. Vocês são fantásticas!


Esse texto não é sobre as mulheres somente, mas sobre a diversidade em geral que, culturalmente, termina sendo discriminada e desrespeitada por anos a fio de narrativas focadas em destruir e tornar insignificante o trabalho e a importância do "DIFERENTE"! Nesse "diferente" cabem todas as pessoas que fogem do arquétipo padrão descrito como "NORMAL" pela sociedade. Mas, afinal, o que significa normal? Quem teria o poder para criar o "certo" para essa definição, já que não há um ser humano igual a outro? Se o padrão é ser diferente, porque buscamos nos categorizar perante um conceito dito "normal"? Simplesmente não faz nenhum sentido. Mesmo assim, as mulheres, os pretos, os portadores de deficiência, os diferentes gêneros e todo os demais discriminados, são seres humanos, mas não fazem parte da classe "normal" perante uma boa parte da sociedade.


Lendo o livro Oportunidades Invisíveis do Paulo Rogério Nunes, consegui ter uma pequena ideia do poder que a diversidade pode ter em relação ao sucesso dos negócios. O subtítulo do livro é bem ilustrativo: "Aprenda a inovar com empresas que apostam na diversidade e geram riquezas". Ou seja, existe riqueza no diverso pois dela brota a criatividade de juntar visões diferentes, repertórios diferentes, vidas diferentes na busca de soluções dos vários problemas que afligem os clientes. Como diz o Murilo Gun, a criatividade é combinatividade, ou, a arte de combinar elementos existentes de formas diferentes, criando soluções inovadoras. Não há inovação se o grupo é homogêneo, pelo simples fato que todos pensam e veem o mundo de forma similar.


Muito além do respeito, básico para a convivência saudável, a diversidade traz embutida em si uma das quatro habilidades mais importantes quando o tema é sobrevivência no século 21, a CRIATIVIDADE. As outras três são: Comunicação, Colaboração e Pensamento Crítico (Critical Thinking em inglês), grupo de habilidades conhecido como 4Cs, denominação dada pelo Departamento de Educação dos EUA (ED). Os 4Cs foi o resultado de um trabalho do ED para sumarizar e focar o ensino de habilidades na educação americana, o K12 (equivalente ao ensino fundamental e médio aqui no Brasil), para criar pessoas preparadas para as novas conjunturas do século 21. Conjunturas essas que, depois da pandemia, se tornaram muito mais complexas e desafiantes.


O sucesso estrondoso da Amazon com seu foco absoluto no cliente mostra que precisamos entender as dores dos nossos clientes. Clientes são PESSOAS que, mesmo nichadas, são diversas. Se o negócio não usa a diversidade em seu interior, nos seus processos, na sua criação, como vai entender a diversidade dos seus clientes que estão fora? Quer entender seu cliente? Então, SEJA seu cliente!


A INCLUSÃO não é somente uma questão social, é uma questão de SUCESSO!


Lembrei do proverbio que, segundo o site Pensador, é de origem africana: "Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo". Óbvio que se o grupo for diverso, esse longe pode ser o infinito, e além... rsrs (parafraseando o famoso e inconfundível Buzz Lightyear!).


Um grande abraço.


O TechSocial, com seu conteúdo e serviços, pretende motivar as pessoas, independente de faixa etária e posicionamento na carreira, a encarar o desafio de sobreviver em um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível).


A função do Highlight é mostrar a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade necessária para navegar no Ambiente 21 (A21), agregando os mais variados assuntos sob vários pontos de vista, para que você perceba as conexões que, muitas vezes, não estão muito claras.



Um grande abraço e até a próxima semana...




14 visualizações
background_techsocial.jpg

Seja notificado das novidades e necessidades no NOVO MUNDO!

Nos Siga nas redes sociais...

  • Instagram
  • TikTok
  • LinkedIn
  • YouTube

Obrigado!

bottom of page