“Você S/A”! Uma visão de futuro...

Atualizado: Fev 7

Apesar do nome, o que escrevo não está relacionado à revista Você S/A, publicada pela Editora Abril, embora a temática da revista tenha, em alguns aspectos, objetivos similares ao que vamos tratar aqui.


A ideia que discuto nesse post foi a que serviu de base para a conversa que culminou na criação do Projeto TechSocial. O mindset (olha o papo de Coach aí...) necessário para sobreviver no século XXI é o empresarial! Ou seja, precisamos pensar (e agir...) como se nós, pessoas, fôssemos uma empresa! Daí a nomenclatura “Você S/A”.


Como assim, “eu” me ver como uma empresa? Na última postagem do TechSocial enviada no Instagram e Facebook, convidamos as pessoas para iniciar jornada no século XXI. Essa jornada se inicia justamente com uma visão empreendedora chamada Você S/A. A jornada apresenta uma pessoa/empresa saudável, para ter força e disposição para o trabalho, sustentável, para gerar mais energia do que gasta e não agredir o ambiente nesse processo e ser lucrativa, para gerar bem-estar, realização de sonhos, segurança e muitas outras coisas.


Gerar energia = gerar riqueza! Essa riqueza, além da financeira que é básica, trata também daquelas coisas bem subjetivas como por exemplo, o se “sentir bem”, a sensação de gratidão e outras tantas sensações que tanto procuramos hoje em dia...


Essa geração de riqueza envolve trabalho (transformação de energia, ou seja, custo). Normalmente geramos riqueza para nós mesmos (cliente principal) e também para quem depende de nós (clientes adicionais). É muito importante que se gere mais do que se gaste, ou seja, que tenhamos lucro nesse processo, pois é esse lucro que permite satisfazer as necessidades de nossos clientes. É também importante que o processo no qual geramos a riqueza seja sustentável em relação a nós (pessoa) e também para o meio que nos cerca, afinal, desejamos perpetuar algo bom e que seja cada vez melhor...


Sem muito esforço posso ver a descrição de um mercado empresarial no parágrafo anterior! Se eu sou uma empresa, tenho então que pensar como um empreendedor. Tenho que ajustar o meu mindset para planejar, ser estratégico, avaliar o mercado, analisar tendências, inovar para não ficar obsoleto (1)... Tenho que olhar para a minha família e pensar em coisas como capital de giro para manter o dia a dia, controle de estoque para evitar desperdício, em reserva de emergência para não ser pego de surpresa, em planejamento estratégico, para bancar as sazonalidades (como os impostos do início do ano...) e para preparar o futuro para EU aposentar. O “EU” está maiúsculo propositalmente, pois, daqui pra frente, a responsabilidade de como vai ser a minha velhice é somente minha!


Sendo uma empresa, “eu” também tenho um canvas? Sim!


Se você não sabe o que é o canvas, te convido a ouvir o resumo do livro Business Model Generation do Alexander Osterwalder feito pelo site ResumoCast que está disponível no link: https://bit.ly/30TI1Ad . Caso você já saiba o que é, e como fazer um canvas, faço outro convite, analise e comente o canvas que eu fiz para uma Pessoa S/A genérica trabalhando em um empresa qualquer, usando a ferramenta Canvanizer. Como é comentado no podcast, o canvas é um exercício de aprimoramento constante, então este é apenas primeiro e aguarda ser aprimorado. O canvas é acessível através do link: https://bit.ly/2RKXnD6. Que tal fazer o seu?


Abraços.


Alberto.


(1) Veja o vídeo da Nathalia Arcuri no link: https://bit.ly/2NZ9DPc




40 visualizações

Inscreva-se para receber a Newsletter do TechSocial

  • Branca ícone do YouTube
  • branco
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Tumblr
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco RSS Icon

© 2020 por TechSocial. Criado com Wix.com